Publicado por: Alvaro Camargo | 16 de junho de 2010

Serasa Experian: projeto mal feito compromete a credibilidade da empresa

Serasa Experian: projeto mal feito compromete a credibilidade da empresa

Qualquer um que tem uma empresa sabe que é necessário ter um certificado digital para obter serviços da Receita Federal aqui no Brasil. Uma dos maiores vendedores de certificados digitais é a Serasa Experian.

Ocorre que o projeto montado para comercializar o produto tem muitas falhas. No meu caso gastei dias para ter o certificado funcionando. Isso me custou pelo menos R$ 6.000,00 devido a perdas de compromissos que eu tinha com meus clientes.

Os problemas que tive com a Serasa mostram que o projeto de desenvolvimento do produto foi mal feito:

  • O treinamento dos funcionários foi completamente desprezado. A equipe, embora tenha boa vontade, não recebeu treinamento adequado. O atendente que fez meu certificado digital erro ao digitar o meu nome. Quando descobriu o erro, cancelou o certificado e deixou recado na minha caixa postal para que eu ligasse para ele. Detalhe: não deixou o telefone para o qual eu deveria ligar. Ninguém dentro da Serasa sabe (ou pode) informar o telefone dos postos de atendimento. Conclusão: total falta de preparo de pessoal.
  • Os diversos Call Center envolvidos não funcionam. Uma das supervisoras do posto onde fui atendido admite que o Call Center não funciona. É terceirizado e os atendentes não tem o devido preparo. Estão inclusive trocando de call Center devido à incompetência da empresa contratada. Mas como o contrato ainda não venceu, continuam atendendo mal aos clientes (em junho de 2010).
  • O certificado digital Serasa não funciona com sistema operacional Windows 7. Curioso é que no momento da venda, me foi dito que era compatível com esse sistema. Fiquei horas no telefone até o atendente de suporte perceber que o sistema não era compatível. Conclusão: pessoal de suporte mal treinado e informado.
  • O web site de suporte é de uma pobreza de informações impressionante. Tem pouca informação útil. Não tiveram sequer a idéia de fazer no site um fórum de usuários, prática bastante comum nos dias de hoje, na qual os próprios usuários ajudam aos demais na resolução de problemas. É uma prática comum entre as empresas de software e que foi totalmente ignorada pela Serasa.
  • A configuração do Internet Explorer para rodar o certificado digital é uma piada. Um usuário comum de informática jamais vai conseguir configurar o certificado. O próprio atendente de suporte técnico teve dificuldade de conseguir me instruir dada a complexidade da operação. Mas não é nada que um bom software de instalação pudesse resolver. Pelo visto a Serasa usou uma tática burra nesse caso: prefere gastar dinheiro com suporte técnico ao invés de desenvolver um instalador decente para seu produto.
  • O instalador do produto é tão ruim que o usuário precisa escolher qual é o executável de instalação. E tem diversas versões do mesmo. Um usuário comum jamais vai saber qual instalador deve usar. Existe instalador para versões de 32 e 64 bits. Será que todo usuário comum sabe se seu sistema operacional é de 32 ou 64 bits?
About these ads

Responses

  1. Para prestar informações para a receita federal tenho que pagar???
    como se ja não bastase o imposto propriamente dito.

    Investi no windows 7 e agora?? nao funciona o cartao digital, digito minha senha e nada, volta ao ponto de partida. Quem vai me pagar as lincensas do windows 7???

  2. Marcelo,

    Você está coberto de razão quanto às suas reclamações. A Serasa acabou em fornecendo um dispositivo de leitura de cartão e o proprio cartão do e-CNPJ para substituir o Token que eu tinha comprado originalmente. Por telefone me disseram que funcionava com Windows 7. Aparentemente funciona. Testei o software com o site de simulação da Serasa e deu certo. Mas no momento da instalação, o software de instalação informa que o Windows 7 não é um sistema homologado. Isso significa que se ocorrer um problema, você vai ficar na mão. Considerando o péssimo atendimento, duvido que a Serasa vá ajudar se esse e-CPNJ com cartão der problema. Afinal ele não está homologado. É como eu coloquei. O melhor remédio é não comprar nada da Serasa. A Serasa está se aproveitando dessa regulamentação baixada pela Receita Federal para ganhar dinheiro. O cliente nessa história existe apenas para pagar. É o pato da história.

    Se eu fosse você botava a boca no trombone como eu fiz. Registrei reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br, divulguei no blog e no twitter. E conto para todo mundo que a Serasa, nesse caso, não está se portando como empresa séria. Diversas pessoas da Serasa já me ligaram, de forma totalmente descoordenada para tentar resolver o problema. Pelo menos estão atentos ao barulhos que clientes estão fazendo no mercado ao reclamar do produto deficiente e do péssimo atendimento da Serasa.

  3. Olá, pessoal!
    Quero engrossar o coro contra o descaso da Serasa, principalmente no que diz respeito ao suporte. Fazem duas semanas que fico pendurado no telefone e nada de ser atendido. Tbm tenho problemas com o windows 7 e não consigo uma solução, nem por telefone, site… nada!
    Temos várias empresas e muitos certificados. Já tomamos uma decisão: assim que irem vencendo, NÃO serão renovados com a Serasa.
    Quem sabem assim, eles percebam que algo está errado com eles mesmos…

    Terres

  4. Comprei meu Certificado Digital em 19/10/2010, eCNPJ para emissão de N.F.e. Até a presente data 23/11/2010, não consegui fazer um treinemento sequer no Sefaz. Tenho que estar habilitado até 01/12/2010, para comerçar emitir N.F.e. Já até comprei um Core i3. Sooooocccccccccooooooooooorrrrrroooooooo.

  5. Comprei o certificado atraves do site e existe um posto de atendimento em minha cidade. Só que a compra do certificado atraves do site não pode ser utilizada para a o agendamento e a retirada do mesmo em minha cidade. Segundo a atendente do posto de atendimento, tenho que pedir o estorno do pagamento e solicitar novo boleto.Tento entrar em contado com o call center da Serasa para estornar o pagamento e retirar novo boleto no posto de atendimento e é simplesmente impossivel falar com alguem. Não entendo como uma empresa que que se propõe a prestar esse tipo de serviço não seja capaz de transferir um simples pedido para um de seus parceiros. Portanto, não recomendo a ninguem a adquirir o Certificado da Serasa

  6. Desconfio que Serasa Experian é empresa aberta só para pegar dinheiro das pessoas, sem prestar serviços adequados. Recebi um cominucado muito estranho, dizendo que tinha uma pendência junto a um banco, de um financiamentoi que eu nunca fiz. Não passam número de telefone e é tudo muito vago. Pedem para pesquisar no site e qdo vc entra no site já tem uma taxa para pagar, caso vc queira saber sobre seu CPF. Não entendo muito bem, posso estar dizendo besteira, mas acho que a Serasa Experian é diferente da SERASA oficial. Pelo jeito, deve ser aquela empresa que vive de abusar da boa fé das pessoas.

    • É eu também recebi essa carta,dizendo que eu tinha uma pendencia em um banco referente ao meu cartão de credito mas eu ainda nem usei meu cartão de credito,achei muito estranho mas eu nem vou entrar em contato nada isso é só para roubar dinheiro das pessoas o SERASA oficial jamais iria mandar uma carta sem NEXO como eles mandaram….

    • concordo com voce plenamente. A empresa não consegue ao menos saber quem está devendo ou não. Vivem enviando cobrança, e desabilitando o uso dos serviços. Não fornecem email para nos manifestarmos diretamente a eles…..cancelar o serviço é impossivel, fica jogo de empurra……somente um JUIZ para dar jeito a situação!

  7. Pessoal, estamos sendo enganados. Acabei caindo no mesmo golpe. É hora de exigirmos uma providência. Reparem, ninguém consegue acessar nada e nem reclamar para ninguém. Façam BO.

    • Vamos nos unir e entrar com ação contra esta empresa….

    • se vc conseguir um jeito de procesa-los estou dentro!

  8. Esse Serasa Experian é uma verdadeira porcaria, estou com problemas no certificado digital desde 22-12-10 e desde então não cosigo ser atendido, já fiquei horas no telefone e o engraçado é que para vendas tem telefone 0800 e atende em no máximo 2 minutos já o suporte são horas de musiquinha, a minha empresa esta sem faturar nada desde o começo do ano, pois não podemos emitir a nfe, gostaria de saber quem irá arcar com os prejuízos. Isso já virou caso de policia.

    • concordo com voce, e vamos nos unir contra este abuso….cobrar até a mais eles sabem….

  9. Boa tarde

    Essa empresa é a pior quejá nos atendeu, fiquei 57 minutos aguardando na linha, quando fui atendida pelo Cristiano ele transfiriu para outro atendente, fiquei mais 27 minutos aguardando, quando a atendente Lucimara começou a me dar as “instruções” (mal instruida), a ligação caiu, acredito que foi propositalmente, porque ela não sabia responder minhas duvidas. Liguei novamente e fui vencida pelo cansaço.
    Antigamente o cliente tinha sempre razão… Agora temos obrigação, de aceitar a falta de respeito de certas Empresas Melhor exemplo SERASA EXPERIAN.

    • Concordo com voce, somos mais uma empresa que também não consegue nada com SERASA

  10. Dica muito útil. Como o suporte da Serasa é realmente inacessível, é um caso para o Procon. O que nós temos que fazer é nunca mais renovar o certificado com eles.
    A solução para o meu certificado renovado que não aparecia no Gestor do Token foi resolvido após 1 dia de trabalho perdido pesquisando. Solução encontrada: Desinstalem o software da Serasa, acessem http://www.certisign.com.br link Suporte Técnico > Downloads e baixem o software deles. Funcionou de primeira e perfeitamente com o e-CPF e e-CNPJ Serasa A3.
    A renovação dos meus certificados na próxima vez será com a Certisign com certeza. Serasa nunca mais.

    • mas eu preciso comprar, para usar o software da certisign?

      • Para baixar o software Certisign não precisa comprar.
        É só acessar a página de dowloads e instalar.

  11. Há certificados bons a preços “normais” no exterior.
    http://www.globessl.com. Simples e fácil de instalar, e FUNCIONAM!

    No brasil nada funciona e é absurdamente caro. Essas empresas brasileiras de TI são todas amadoras.

  12. Não é somente o certificado digital o problema dessa Irresponsável empresa SERASA EXPERIAN. A maldita loja virtual de créditos para consultas é uma piada. Até a hora de finalizar sua compra tudo corre a mil maravilhas, logo após sua compra eles enviam um comprovante via email e cade o crédito? Vc checa com sua empresa de cartoes e no mesmo instante o débito de seu cartao foi efetuado, vc tem o numero de autorizacao do cartao da compra efetuada. Ai começa o tormento, Central de Desatendimento!!!! Mil vezes pior que Call Center de Celular, pessoas completamente despreparadas, mau educadas, sem pro-atividade, sem autonomia para nada.
    Efetuei a compra em 15/03 e até hoje 21/03 nao consegui resolver junto a essa, no que depender de mim, falida empresa.
    Pediram-me para esperar até dia 25/03, da para acreditar mais 4 dias para resolver, engraçado que foi oque escutei dia 15/03.
    NAO ESTOU PREOCUPADO NAO, ESTOU VENDENDO NORMALMENTE, TODAS AS INADIMPLENCIAS SERÃO REPASSADAS COM JUROS, DANOS MORAIS E TODOS OS OUTROS DANOS POSSÍVEIS VIA PROCESSO JUDICIAL PARA ESSA MALDITA EMPRESA…
    TENHO GRAVADOS TODOS OS ATENDIMENTOS, PROTOCOLOS E OUTRAS BARBARIDADES QUE ESCUTEI AO TELEFONE…

    A SERASA EXPERIAN PODE TER O MONOPÓLIO, MAS O DIREITO ESTA DO NOSSO LADO, TARDA, MAS NAO FALHA

    Um Abraço a Todos
    Renato Simões
    VS Tecnologia Industrial

  13. Pois é… infelizmente passo a fazer parte do grupo de pessoas lesadas por esta empresa! Vou fazer um pouco de barulho antes de visitar um de seus postos de atendimento. Acho que o camihho é esse mesmo, denunciar este tipo de empresa para que outras pessoas não a contratem. Segue minha reclamação registrada no
    http://www.reclameaqui.com.br :

    Sem suporte técnico – leitora não funciona! http://bit.ly/hol2gV

  14. Mardita SERASA EXPERIAN
    Para venderem, prometem mundos e fundos mas na hora de cumprir c/ o que prometem é que começa o transtorno, já chequei a ficar mais de uma hora e meia na linha p/ ser atendida, eles transferem a ligação e depois desligam o telefone!!
    É um absurdo!!!! JÁ PASSEI E-MAIL CANCELANDO E ELES RESPONDEM DIZENDO QUE A ÚNICA MANEIRA DE SE CANCELAR É ATRAVEZ DO fONE: (11) 3003-7372, DETALHE NESSE NUMERO NIGUÉM LHE ATENDE, NÃO LHE DÃO SUPORTE, PESSOAS DESPREPARADAS!! PESSOAL NÃO CAIAM NESSE GOLPE!!! NÃO SEJÁ BOBA COMO EU FUI, NÃO ENTREM NESSA ROUBADA!!!

    • Tambem entrei nesse jogo sujo do serasa,tento cancelar e nao consigo e um absurdo,alguem me ajude a Josiane tem razao nao entrem nessa roubada!!!!!!!!!!!!!

  15. Muito complicado mesmo. Baixei o instalador para Windows7 64 bits do site oficial do Serasa e não funciona! Ainda estou perdido e preciso entregar a declaração do IR.

  16. Estamos a mais de uma semana tentando renovar o certificado para emissão de NFe, infelizmente comprado destes inúteis da Serasa Experian.
    O processo de renovação via web não funciona, o suporte telefônico e as instruções na web pedem que se escancare todas as configurações de segurança possíveis do Internet Explorer e – pasmem – ainda queriam justificar o problema assim:
    - Ahh, esse computador está em rede? Para funcionar tem que estar fora da rede (??!?!?!?).
    Quando sugeriram desabilitar qualquer anti-virus e conectar “direto na internet”, fora da rede corporativa (já com as configurações de segurança do IE arreganhadas), aí quase tive um treco.
    Ainda se recusaram a enviar outro certificado, em arquivo, para evitar o inútil programa de renovação.
    Resultado: Nosso certificado venceu ontem, e a empresa não está emitindo NFe.
    Cabe um processo por lucros cessantes, perdas e danos, ou similar?

  17. Ae Galera eu trabalho na Serasa Experian a pouco tempo e estou aqui pra confirmar… o treinamento foi pessimo! a maioria das pessoas que prestam suporte tem muitas duvidas, os proprios clientes sabem mais que os proprios funconarios da Serasa Experian, é uma vergonha isso! a Serasa deveria dar mais atenção aos seus clientes e principalmente seus funcionarios, para que eles possam realmente prestar um suporte de qualidade…

  18. tambem estava com o mesmo problema para instalar o meu certificado no windows vista, porem como eu ja havia salvo ele em um pen drive, pois a minha primeira instalação foi feita em windows xp, e salvei em pen drive como forma de segurança, precisei formatar meu pc e einstalei o vista e me deparei com o problema de homologação, cliquei com o botão esquerdo do mouse em cima do icone do instalador cadeia, habilitei o mesmo para windows vista e esta funcionando perfeitamente,

    abs
    Elaine

  19. Estou decepcionado com a serasa Experian! Comprei o e-cnpj pelo site e não recebi mais nenhuma comunicação, tento me comunicar com eles e não tenho sucesso. Estou arrependido…

  20. Na compra do certificado A1, a atendente me informou que este tipo de certificado só rodaria no windows7. Na hora de executar o CERTIFICADO dá uma mensagem de ERRO, não HOMOLOGADO.

    Percebi tarde d+….
    não funciona em windows nenhum.

  21. Também estou com problemas com o certificado Serasa.
    Não há suporte e o sistema é péssimo.
    Gastei R$600,00 para usar 36 meses e só usei 5 meses.
    O Serasa não esta dando a mínima para os seus clientes, agora
    ex-cliente.

  22. Pelo jeito muitos estão com problemas com esse certificado, assim como eu. Não consigo baixar o arquivo P7B, sempre dá o erro Error 207 (net::ERR_CERT_INVALID). Não sou técnico de informática e não sei o que isso quer dizer. Já mandei um e-mail ao suporte há 2 dias, e nada de resposta.

    Outro grande problema é o funcionamento apenas com Windows Vista ou 7. Todos os computadores do escritório utilizam o XP, como faço?

    Não consigo solução…

    Se puderem me ajudar, agradeço.

    Abraços!

  23. Prezados bom dia,

    Ontem (08/02/2012), emiti a minha primeira NF (Windows 7 e Internet Explorer 8), aparentemente compatíveis com o exigido no certificado digital A3 Token, mas, veio uma mensagem em inglês de “suporte não compatível tipo 0″ (um erro em inglês), desistalei o software junto com o meu suporte de TI e instalei novamente, conseguimos emitir a NF ontem, mas, hoje apareceu o mesmo erro…

    Agora, estou assustada com a situação, pois, um dos técnicos do TI, informou que encontrou uma informação de que os certificados desse ano, teriam tido uma troca na programação e que por isso tem dado esses erros de inicialização, ou seja, se você instalar o software, ele funciona, MAS, se você reiniciar o computador por algum motivo, ele volta com o mesmo erro em inglês, ou seja, você teria de desinstalar e instalar novamente… quer dizer, se eu precisar emitir NF todos os dias do mês, precisarei fazer esse processo todos os dias???

    E agora há pouco, vi no site “Reclame Aqui” uma situação parecida com a qual estou descrevendo e estou realmente preocupada com isso, pois, quando adquirei o certificado digital do SERASA, levei em consideração a instituição SERASA, com um valor acima de outras empresas também autorizadas pela Receita Federal a vender o software, mas, de nada adiantou…

    E além disso, quando retirei o software no dia 30/01/2012 em um dos postos, assinei um termo de recebimento de manual para a instalação, mas, não conferi… ERRO… pois, quando fui instalar no próximo dia 31/01/2012, não tinha vindo o CD para a instalação… prezados, podem conferir as ligações que realizei na central da SERASA, informando isso, me orientaram a instalar por um link que tem no site do SERASA, mas, um dos links estava “cortado” e ocasionou um erro, a atendente (não me recordo o nome), me orientou por um outro link, aparentemente… estava ok… já que foi realizado o teste aqui no computador de casa no CAD e inclusive na central telefônica da SERASA, acusando o certificado estava válido… Mas, ontem quando fui emitir a minha 1ª NF, me deparei com o erro citado primeiramente.

    Agora há pouco, entrei em contato com a SERASA e o atendente Silas (da mesma forma q vocês citaram acima), desconhecia esse conflito, inclusive iria me orientar como instalar… e eu expliquei toda a situação…. além disso, ele perguntou se eu tinha um outro computador com windows 7 e eu informei que tenho o meu laptop pessoal e que nada tinha a ver com o computador da empresa (já que é para o meu uso)… perguntei para ele, como fazer, se tenho garantia ou dinheiro de volta e ele disse que me transferiria para o SAC, mas, como toda central de atendimento, a linha caiu (ficou mudoooooo)…

    Hoje (09-02-2012) também relatei quase tudo que aí está, só vou esperar o retorno deles…

  24. O meu problema é que adquiri um certificado em 12/12/2011, e não entendo pq o Serasa beneficiou um outro CNPJ, desde então não consigo resolver o problema, eles erram trocando o beneficiário do certificado e não se explicam, não fazem estorno, enfim estou sem certificado, a call center não resolve, pois depois de relatado o problema eles deixam nos esperando e a linha cai, qdo retornamos não podemos falar com o mesmo atendente e então relatamos tdo novamente e isso se repete s 2 meses, acho que a solução será ir ajuízo contra tal empresa, quem sabe assim isso se resolve.
    Caso o Serasa queira entrar em contato segue abaixo email:
    real.of.contabil@hotmail.com

  25. A Serasa que aparenta ser uma empresa de elite, é uma grande propaganda enganosa. É um descaso com as empresas que pagam mensalidades. É um erro atrás do outro e para resolver qualquer problema, demora mais de mês. O site é cheio de buracos negros que não leva a nada e sempre volta na tela inicial para digitar login e senha. Não tem um espaço para reclamação. Tem armadilhas nas consultas, pois elas já estão marcadas para cobrar tudo que possível na consulta, sendo que muitas informações não servem pra nada. Horrível.

  26. OLA MINHA GENTE, O SERASA FICOU UMA MERDA

    • Meu envolvimento com essa empresa é bem recente, mas pelo lido, sempre foi uma merda, só que está cada vez pior e sem perspectiva de melhoras… e quanto mais mexe, já sabe…

  27. FIQUEI 01 HORA NO TELEFONE E NAO CONSIGO FALAR COM NINGUEM. SO FICA ESTA MERDA DE MUSICA. POR FAVOR.

  28. Fui enganado pelo Serasa Experien. Comprei um certificado A1 e deu problema na senha. Resultado paguei R$ 250,00 em janeiro de 2012 por um serviço não prestado até a presente data abril de 2012 e que pelo visto nunca vou receber. Em qualquer lugar do planeta quando você paga por alguma coisa, por um bem ou por um serviço, você tem que receber o bem ou o servico prestado. No Serasa Exerien não. Lá você paga e não recebe nada de volta a não ser um terrível sentimento de ter sido enganado. Esta empresa extorque dinheiro dos outros. Isto é uma vergonha.

  29. amigos concordo com toda reclamações de vcs ,e no meu caso estou perdido , fiz o meu certificado em dezembro e até hoje não consegui usa-lo
    porque o meu cartão simplesmente não funciona coloco no leitor e ele fica literalmente morto e o problema não é no leitor porque ja testei, liguei para o suporte 0300 e eles tambem não resolveram e informaram que passar para o nivel dois que até hoje não retornaram, ligo para lá e eles dizam que não podem fazer nada alem de esperar que este nivel FILHOS D.P.!!! me retornam e até agora não aconteceu, PELO AMOR DE DEUS SE ALGUEM CONHECER UM MEIO QUE EU POSSA ENTRAR EM CONTATO COM ESTES FILHOS D.P. ME AJUDEM PORQUE PELO TELEFONE NÃO CONSIGO……..
    NA HORA DE RECEBER E COBRAR ELES SÃO MUIIIIIIITO COMPETENTES.

    • Comigo aconteceu o seguinte. Comprei o certificado A1 e deu erro de login e senha e alegaram que não podem fazer nada. É um absurdo. Falaram que é que nem senha de banco. Não tem como mudar. E agora o que faço? R$ 250,00 no lixo? Não teriam então que devolver o dinheiro ou permitir a troca de senha? Quer dizer que se não funcionar a senha da conta do meu banco o, o dinheiro não mais me pertence? Pertence ao banco? Isso que eu saiba é roubo. Esta Serasa Experien cuida do nome dos outros mas não cuida do próprio nome dela que é uma lama de podridão. Chiqueiro e galinheiro é muito mais limpo do que o nome eles.

  30. Caros amigos enganados por “esta” que se diz empresa.. também faço parte desta enorme lista de enganados e irei buscar os meus direitos juntos aos órgãos de defesa do consumidor (procon, decon e outros)

  31. estou sendo negadivado sem nenhum aviso anterior e não existe nenhuma maneira de contato com a serasa que simplesmente negativa sem verificar o motivo que esta negativando, é nessessario que auguma autoridade venha investigar essa empresa que tem como finalidade so arregadar dinheiro sem se importa se as informações são licidas ou não a divida que eu me refiro tem 11 anos e sem nenhum aviso fui negativado

  32. Mais de dois anos após a publicação deste blog, a Serasa Experian continua a mesma porcaria, sem nenhum avanço, sem nenhuma melhora. Estou há mais de 1 semana tentando efetuar um simples agendamento, após ter gasto $600 reais, pagos há 15 dias. O site continua dizendo ‘pagamento não recebido’, os atendentes continuam sem treinamento e incapazes de fazer qualquer coisa que não seja confirmar CNPJ, razão social da empresa e nome completo. Depois disso, nada acontece…

    Essa implementação obviamente sublinha os problemas do nosso Brasil, não há como ser empreendedor e abrir uma empresa legal e correta. Isto é um dos motivos pelo qual o uso de ‘caixa 2′ é a única forma de sobrevivência de pequenas empresas.

    Sugiro a detonação de uma grande bomba na sede da Serasa como solução para todos estes problemas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 418 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: